top of page

Traqueobronquite Infecciosa Canina (Tosse dos Canis)


A Traqueobronquite Infecciosa ou “Tosse dos Canis” é uma doença sazonal, ocorrendo com mais frequência nos meses frios, afetando cães com qualquer faixa etária. O risco de transmissão da doença pode aumentar quando os animais estão em locais com alta densidade populacional, como pet shops, canis e hotéis . Entretanto, a Tosse dos Canis ocorre também em animais mantidos em domicílios.

As formas de transmissão mais comuns se dão através do contato direto entre cães ou contato indireto, pelo ar, através de secreções respiratórias. Os agentes podem ainda se disseminar rapidamente em ambientes intensamente contaminados.

Como normalmente os animais são infectados por múltiplos agentes, é difícil relacionar os sinais clínicos com uma bactéria ou um vírus particular. A Bordetella bronchiseptica e o vírus da parainfluenza canina são os agentes mais comumente isolados de cães com Tosse dos Canis.

A tosse da traqueobronquite infecciosa canina é severa e seca e frequentemente piora com o exercício físico ou excitação. Pode ocorrer vômito, na tentativa de expelir muco da traquéia. Pode haver ainda engasgo e corrimento nasal e ocular. A febre também é um sintoma comum. Os sintomas começam 3 a 5 dias após a infecção, podendo permanecer durante 3 ou mais semanas.

A imunoprofilaxia é recomendável, principalmente aos animais que costumam ser hospedados em hotéis ou que vão para canis e pet shops. Geralmente os canis não aceitam cães que não estejam com a vacinação em dia. A vacina deve ser administrada pelo menos 2 semanas antes da entrada no canil ou da exposição.

bottom of page