top of page

Obesidade em Cães e Gatos



A principal causa da obesidade em animais domésticos é o manejo alimentar inadequado, principalmente nos excessos de petiscos, como biscoitos, pães e doces. As rações de boa qualidade contam com tudo o que o animal precisa para uma dieta balanceada e devem ser fornecidas de acordo com a fase de vida. Outra opção que atualmente tem conquistado muitos adeptos é a alimentação natural. Esta nunca deve ser realizada sem o acompanhamento de um Médico Veterinário, pois a falta de nutrientes e ingredientes na dieta do animal pode levar a graves alterações de saúde. Independente do tipo de alimentação, há uma quantidade correta de acordo com peso e porte do animal e o erro nessa quantidade pode levar ao ganho de peso ou a desnutrição.

Outro motivo que pode levar ao ganho de peso é a falta de exercícios físicos. Com a vida sedentária e muitos animais vivendo em apartamento, isso está cada vez mais comum. Existem também algumas patologias responsáveis pela obesidade, como os distúrbios hormonais, caso do hiperadrenocorticismo, diabetes e hipotireoidismo.

Também devemos ter maior atenção a algumas raças que têm tendência a engordar, como Bulldogs, Pug, Beagle, Cocker, Poodle, Golden Retriever e Labrador.

No caso dos gatos, a obesidade é ainda mais comum. Como têm hábitos noturnos, dormem durante quase todo o dia e comem à vontade no período da noite, já que não encontram outra atividade. E, na maioria das vezes, comem mais do que deveriam.

Quando o animal é castrado, deve ser feito um novo cálculo da quantidade de alimentação, para que assim seja evitado o ganho de peso, pois a necessidade energética do animal é diferente, com a diminuição de sua atividade e a falta dos hormônios.

A obesidade representa riscos à saúde, pois um animal obeso pode desenvolver problemas de coluna e articulações, quadros hepáticos, cardíacos, além de altas taxas de colesterol e triglicerídeos.

Se você acha que o seu animal está gordinho, leve-o ao Médico Veterinário. Não diminua a quantidade de ração fornecida diariamente ou o coloque para fazer exercícios sem orientação. Somente um profissional poderá diagnosticar as causas da obesidade e indicar o melhor tratamento para o seu melhor amigo! Venha nos fazer uma visita!




bottom of page